Inteligência Cristã
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Predestinação

4 participantes

Ir para baixo

Predestinação Empty Predestinação

Mensagem  Renato Sáb Dez 15, 2007 3:17 pm

Algumas questões levantadas sobre o assunto:

O que é predestinação?
Predestinação é bíblica?
Existem alguns poucos predestinados?
Quando ocorre a predestinação?
Predestinação é prisão (no sentido de sermos "marionetes" na mão de Deus)?

Renato
Admin

Mensagens : 50
Data de inscrição : 15/12/2007

https://inteligencia-crista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Predestinação

Mensagem  Daniel Seg Dez 17, 2007 4:45 am

A doutrina da predestinação consiste na exposição da seguinte verdade: Deus escolheu, antes da fundação do mundo, dentre homens que deliberadamente optaram pela rebeldia, alguns para viverem consigo, manifestando a eles sua graça e bondade e livrando-os da condenação à qual estavam destinados.

1. A predestinação ocorre na eternidade, "antes da fundação do mundo".
2. Ela não tem como base a antevisão de Deus ou onisciência, mas o exercício de sua livre vontade.
3. Ela não revela injustiça da parte de Deus, pois Deus não escolhe homens dentre inocentes, mas dentre pecadores que escolheram a condenação eterna.
4. Seu fundamento é o amor de Deus.
5. Ela depende exclusivamente da soberania do Criador.

Daniel

Mensagens : 55
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Re: Predestinação

Mensagem  Fabio Seg Dez 17, 2007 4:59 am

Concordo com o descrito acima.

Algumas questões que são sempre frequentes.

A predestinação afeta a vida cristã dos neófitos?
Dentro da igreja teremos não-eleitos?
Predestinação faz acepção de pessoas?

Fabio

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Predestinação - perguntas

Mensagem  Daniel Seg Dez 17, 2007 7:19 am

Fábio, não creio que a doutrina da predestinação afete a vida de neófitos. Na verdade, creio que o maior problema desta doutrina está relacionado à forma como nós a apresentamos. Nossas concepções prévias fazem com que nós as apresentemos de forma pejorativa. Contudo, se bem apresentada, esta doutrina é uma das maiores demonstrações do amor de Deus pela raça humana.

Com relação aos não eleitos na Igreja, isto é o que mais existe. A Bíblia fala constantemente sobre a presença do joio no meio do trigo, dos lobos no meio dos cordeiros. Lutero disse que a igreja pode ser dividida em visível e invisível. A Igreja visível é aquela que pode ser contemplada pelos homens, composta por todos os que têm os seus nomes inscritos no rol de membros de uma comunidade, ou por todos os que frequentam uma comunidade. A Igreja invisível, por sua vez, é a Verdadeira Igreja de Cristo, composta por homens de todas as épocas, que não têm seus nomes inscritos apenas no rol de membros das comunidades, mas que têm seus nomes inscritos no livro da Vida. Nem todos os que estão na Igreja são verdadeiramente "igreja".

Por fim, com relação à predestinação e acepção de pessoas, não há nenhuma relação entre estes dois assuntos. Haveria acepção de pessoas se Deus escolhesse alguns homens dentre um grupo de inocentes. Contudo, Deus escolhe alguns homens dentre um grupo de culpados, que optaram pela morte eterna. Não há acepção de pessoas.

Daniel

Mensagens : 55
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Re: Predestinação

Mensagem  Fabio Seg Dez 17, 2007 7:37 am

Valeu meu querido....isso ajuda bastantes.

Os outros vasos tem algo acrescentar ou algum contra-ponto?

Fabio

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Cronologia na predestinação

Mensagem  Renato Seg Dez 17, 2007 10:32 am

Uma questão que muitas vezes nos atrapalha o entendimento da predestinação é atributo "tempo". Como o vaso Daniel citou, a escolha acontece na eternidade "antes da fundação do mundo", como Efésios diz. Se entendermos "ANTES da fundação do mundo", dentro da cronologia que pautamos nossa vida, vocês não acham que isso pode nos trazer alguns problemas? Na nossa vida finita, podemos falar que algo aconteceu ontém, ou antes de alguma coisa, mas existe "antes" para Deus?
Um problema que eu acho possível seria acharmos que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, ou seja, antes de Adão, antes da queda e assim, acharmos que nem somos filhos de Adão, não caímos, não precisamos de Jesus, etc... Isso entendendo que Deus age preso no tempo, da mesma maneira que nós agimos dependendo do tempo.

Renato
Admin

Mensagens : 50
Data de inscrição : 15/12/2007

https://inteligencia-crista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Re: Predestinação

Mensagem  caioperes Ter Dez 18, 2007 4:02 pm

o problema cronológico, como você disse, é nosso. nada tem a ver com Deus. temos que ter cuidado com as consequências disso não por causa da verdade em si, mas por causa da nossa limitação de entendimento por causa do tempo. só porque Deus nos escolheu antes da fundação do mundo, não quer dizer que não somos filhos de Adão (antes da conversão) e por isso nunca fomos culpados. como falamos nos emails, a predestinação deve acontecer no tempo e no espaço, tanto a salvação quanto o fato de termos nascido de Adão ( o que aconteceu quando nascemos ou fomos concebidos.

Uma pergunta ao Daniel, de que forma predestinação não afeta os neófitos? Se eles já são seres humanos ainda no ventre, como a predestinação não os afeta?

caioperes

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Re: Predestinação

Mensagem  Fabio Qua Dez 19, 2007 5:57 am

Sobre a minha pergunta sobre os neófitos não é sobre a condição espiritual, mas sim sobre como os neófitos lidam com a predestinação.
Pois a princípio a predestinação soa como desagregação.

Fabio

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Resposta ao Caio

Mensagem  Daniel Qua Dez 19, 2007 9:09 am

Caio, quando respondi que a predestinação não afeta o neófito, pensei nesta pergunta tal qual o Fábio respondeu depois de você. Ou seja, se ela atrapalha o neófito ou sugere discriminação, etc. Quanto a esse ponto, continuo dizendo que depende da forma como a apresentamos. Me parece que sua ponderação à minha resposta deve-se ao fato de que entendeu eu dizer que a predestinação não tem nenhuma influência na vida de um ímpio. é isso? Bem se for esse o caso, é claro que não penso assim. concordo com você que, conquanto a predestinação tenha acontecido antes da fundação do mundo, a salvação acontece na história, e enquanto ela não acontece na vida de uma pessoa, esse eleito, porém não salvo (ainda), continua como um filho da ira.

Daniel

Mensagens : 55
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty esclarecimento

Mensagem  caioperes Qua Dez 19, 2007 12:29 pm

havia entendido o termo neófito de forma temporal, no sentido de crianças ou bebês etc. nào havia entendido da meneira como foi colocado pelo fábio depois.

mas já que eu pensei assim, o que vocês acham da predestinação de bebês que morrem antes de nascer?

Eu crei oque pra eles a predestinaçãp funciona praticamente igual, ou seja, como no caso de Esaú e Jacó, se eles houvessem morrido antes de nascer, a escolha já havia sido feita. Mas ainda tenho um pouco de incertezas sobre a influência que pais cristão podem exercer sobre isto. Tipo, um bebê de pais cristãos podem ser "purificados" por causa dos pais? Creio que de certa forma sim, mas não acho que a Bíblia seja muito claro sobre este assunto. O que vocês acham?

caioperes

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Predestinados

Mensagem  Daniel Qui Dez 20, 2007 8:57 am

Caio, quanto aos bebês que morrem antes de nascer, creio que a salvaçãO SE DÁ EXATAMENTE DA MESMA FORMA. Ou seja, eles só são salvos pela graça de Deus. A partir do momento em que existem, existem como pecadores, daí a necessidade de redenção, a fim de que sejam salvos. Não há como cristãos exercerem influência sobre isso. A predestinação está isenta de qualquer influência, senão não é fruto da livre vontade de Deus.
Cristãos influenciam a maneira como seus filhos vivem, as escolhas que eles farão. Mas não influenciam, em absoluto, a escolha divina. O que a gente pode perceber, analisando as Escrituras, é que Deus tem alianças com família. A principal maneira de propagação do Evangelho é familiar. Ou seja, quando Ele escolheu Abrão, não disse que juntaria um monte de amigos dele e faria uma grande nação. Disse que de seus descendentes faria uma grande nação e abençoaria todas as famílias da terra. Por mais que não seja uma garantia o fato de que todos os pais salvos terão filhos salvos, o que pode ser pecebido na Bíblia e na história é que grande parte de proliferação e perpetuação do povo de Deus na terra deve-se à conversão de filhos que foram educados nos caminhos do Senhor.

Daniel

Mensagens : 55
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty exato

Mensagem  caioperes Qui Dez 20, 2007 11:12 am

Era sobre esse tipo de "influência" paterna que eu quis dizer. E concordo com o que você disse que apesar de não ser uma garantia rígida (no sentido de ser com certeza), é uma garantia consoladora (por haver uma grande probabilidade de que seja assim).

Concordo em gênero e grau. E muito legal o seu exemplo de Abraão, assim fico com uma base bíblica para tal posição.

caioperes

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Re: Predestinação

Mensagem  Fabio Qui Dez 20, 2007 11:17 am

Nesse caso então, onde a probabilidade é grande de pais salvos os filhos salvos, poderíamos colocar aquele versículo - "Será salvo tú e tua casa".?

Bola fora????


Outra coisa

Estávamosfalando sobre os bebês que morrem antes de nascer, e as crinaças que morrem com mese elas são salvas?

Acredito que todo homem que está predestinado a ser salvo ele será, ele só não será salvo e precisará da cruz à partir do momento que ele tiver a consciência do que é o pecado e o quanto ele está morto espiritualemente.

Exemplos:

1 - Criança de 2 anos que morre.
2 - Uma pessoa que morre aos 20 anos mas sempre teve uma vida vegetativa

Esse serão salvos, pois nunca tiveram consciência da sua morte espiritual(a partir de adão)
Já aquele que nasce e cresce ele terá a consciência dos pecados, Deus irá atraí-lo e será salvo.
O que acham?

Fabio

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Resposta ao Fábio

Mensagem  Daniel Qui Dez 20, 2007 11:30 am

Vaso, bola fora nada. Boa pergunta.

A questão, me parece, é a seguinte. Muitas pessoas falam da salvação de bebês ou de adultos que vegetam como se fosse uma obrigação de Deus. Fazem isso, pois enxergam essas pessoas como ingênuas ou inocentes. Contudo, não podemos nos esquecer de que tais pessoas só podem, como outra qualquer, entrar no reino de Deus pela graça. Como Deus salva uma pessoa que ainda não tem essa consciência (como você falou) a gente só pode responder em parte: ele salva pela graça. Agora, como ocorre todo aquele processo de salvação? Ou seja, como essa pessoa é declarada justa, recebe fé, é adotada, etc? isso é muito difícil de responder. Em sua soberania, Deus salva essas pessoas da mesma forma que nos salva, pela graça, mas de modo que desconhecemos... creio que não dá pra gente ir muito além em especulações sobre esse assunto,. Penso assim.

Daniel

Mensagens : 55
Data de inscrição : 17/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Concordo

Mensagem  Renato Qui Dez 20, 2007 11:53 am

Concordo com o que o vaso Daniel disse... é uma questão muito difícil entender como é o "processo" de salvação de pessoas desse tipo (bebês, adultos em estado vegetativo, etc). Acho que o máximo que podemos chegar é afirmar que são salvas pela graça, mas isso não responde as nossas dúvidas... hehehehe

Renato
Admin

Mensagens : 50
Data de inscrição : 15/12/2007

https://inteligencia-crista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Predestinação Empty Re: Predestinação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos