Inteligência Cristã
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reveleção - Cap. 1

5 participantes

Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Reveleção - Cap. 1

Mensagem  Renato Ter Fev 12, 2008 6:39 pm

Esse capítulo trata sobre a Revelação de Deus, ou seja, as formas como Deus se mostra às pessoas.

O Fabio achou o texto do livro na net. Pra quem quiser, segue o link:
Revelação Divina - R.C. Sproul

Vou colocar alguns versículos de referência sobre esse assunto. Quem quiser pode colocar mais versículos para nossa referência.

Romanos 1:18-20
Salmo 8:1,3,9
Salmo 19:1
1 João 1:2
2 Timóteo 3:16
Efésios 3:1-13
Hebreus 1:1-14

Quem quiser pesquisar mais sobre o assunto este site pode ser útil:
Monergismo


Última edição por em Sex Fev 15, 2008 9:40 am, editado 2 vez(es)

Renato
Admin

Mensagens : 50
Data de inscrição : 15/12/2007

https://inteligencia-crista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Re: Reveleção - Cap. 1

Mensagem  Fabio Qui Fev 14, 2008 11:41 am

Acho impressionante as formas como Deus se revela aos homens.

Lembro do Ari falando quando alguns missionários chegaram numa tribo indígena e foram falar de Cristo e os índios mesmo sem conhecimento algum já prestavam reverência a Deus, pois eles tiveram a mesmo revelação.

Uma coisa que me chamou atenção nesse texto e nunca tinha pensado sobre isso é quando o autor fala:

"Não existe a tal "Mãe Natureza". A natureza em si mesma não tem poderes para produzir qualquer tipo de vida. A natureza, em si é estéril. O poder de produzir a vida reside no Autor da natureza – Deus. Colocar a natureza como a fonte de vida é confundir a criatura com o Criador. Todas as formas de adoração da natureza, portanto, são atos de idolatria e são abomináveis para Deus."

Muitas vezes é sutil a forma como distinguimos a natureza e Deus.

Achei muito interessante esse trecho.

Fabio

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Re: Reveleção - Cap. 1

Mensagem  Renato Qui Fev 14, 2008 2:40 pm

Também achei interessante esse ponto que o Fabio colocou. É um assunto muito sutil, onde as pessoas podem cair no erro de achar que a natureza tem vida por si mesma, ou é auto-sustentável.

Bom... acho que o assunto principal deste texto gira em torno dos 2 tipos que temos da revelação divina, a geral e a especial. Acho legal procurarmos essa doutrina na Bíblia e tentarmos ser esclarecidos pelo que a Bíblia nos diz a respeito dela.

Uma coisa que esse assunto me chama a atenção é que Deus escolheu se revelar. Não foi o homem que descobriu Deus, não foi nossa capacidade de percepção que consiguiu ver Deus na natureza, ou em qualquer outro lugar. Deus quis se revelar. è por causa dEle mesmo que nós o conhecemos. Acho isso incível!

Abraços!

Renato.

Renato
Admin

Mensagens : 50
Data de inscrição : 15/12/2007

https://inteligencia-crista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Outro Texto

Mensagem  Fabio Sex Fev 15, 2008 6:50 am

Achei um texto sobre o assunto bem legal também
A Doutrina Reformada acerca da Revelação

Para facilitar e para aqueles que não tem, segue o link do texto base desse nosso estudo. Encontrei na net.
Revelação - R. C. Sproul
[b]

Fabio

Mensagens : 30
Data de inscrição : 15/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Re: Reveleção - Cap. 1

Mensagem  Cristine Ter Fev 19, 2008 6:35 am

Oi Pessoal!
Legal os comentários por enquanto...
então, o texto abordou bem mais a revelação geral que a especial... a especial foi explicada através de um desenho....
Mas creio q eu tenha entendido...
Se alguém puder ler o trecho "II cor. 3: 12-18" e ver se concorda se o que fala ali é a respeito da falta da revelação especial, seria legal pra me elucidar esta parte!

Quanto ao resto, ainda tenho algumas dúvidas quanto aos termos Ateu e Agnóstico... vou tentar estudar um pouco mais sobre isso!!

Beijo a todos....

Cris.

Cristine

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/02/2008
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Resposta à Cris

Mensagem  Renato Ter Fev 19, 2008 6:20 pm

Bom Cris, este primeiro capítulo é uma passada geral tratando dessa doutrina. Em capítulos posteriores ele tratará dessa doutrina de forma mais específica. Ainda não li, mas vi que no livro tem 2 capítulos, um só para a revelação geral e o outro para especial.

De qualquer forma, o que eu entendo, de maneira resumida, é que a revelação geral é aquela onde Deus se mostra de uma forma que todos podem percebe-lo - ex.: a natureza. A pessoa não precisa ser um cristão para perceber isso. Já a revelação especial é aquela que não é clara à todos, é aquela revelação que muitos não podem ver "pois o deus desse século cegou o entendimento dos ímpios". Essa revelação só é dada à cristão e esses, como consequência, enxergam, por exemplo, o caráter de Deus, a pessoa de Deus, quem Deus é, etc...

Quanto ao texto, entendo que ele se trata não a falta de revelaçao especia, mas sim das diferenças das duas dispençassões do Pacto da Graça - Novo e Velho Testamentos. Moisés tinha uma revelação especial sobre Deus, mas essa revelação era mais restrita pois Moisés estava na primeira dispençassão do pacto de Deus com os homens.

Acho que é isso... quanto os termos ateu e agnóstico eu respondo depois (vou dormir agora hehehe), mas acho que em termos gerais o livro explica bem. Se você quiser saber mais a fundo é bom estudar e ver o que você encontra. Não sei detalhadamente as diferenças

Renato.


Última edição por Renato em Ter Fev 19, 2008 6:24 pm, editado 1 vez(es)

Renato
Admin

Mensagens : 50
Data de inscrição : 15/12/2007

https://inteligencia-crista.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Meu ponto de vista

Mensagem  Duduca Qua Fev 27, 2008 5:48 am

Vou acrescentar alguns pontos ao que já foi dito.

Normalmente nós dizemos que vivemos na era da graça e que Moisés viveu na era da Lei. Isso é verdade, mas não quer dizer que não havia graça de Deus para seu povo na época de Moises. A própria Lei é parte da graça de Deus, pois através dela Deus manteve seu povo afastados dos demais (tá certo que algumas vezes a coisa não aconteceu como deveria). Além disso, quantas vezes não salvou seu povo dos inimigos. Isso é pura graça. Finalmente, Deus mostrar toda sua bondade a Moisés foi um ato de graça, bem como uma revelação especial.

Desde a criação do mundo Deus decidiu se revelar de uma maneira geral ao homem através de sua criação (revelação geral), mas também desde o iníco se revelou pessoalmente aos que escolheu e chamou.

Para mim a grande diferença entre a revelação geral e a especial, é que a especial é pessoal, "revela" o caráter de Deus, a pessoalidade de Deus, enquanto a revelação geral mostra apenas que existe um Deus por causa daquilo que Ele criou.

Quanto à diferença entre o ateu e o agnóstico, entendi que o ateu é alguém que nega firmemente a existência de Deus e da revelação geral, ou seja, para ele Deus não existe, é um conceito criado pelos homens. É o mal da humanidade como já disse um filósofo importante que não lembro o nome!!!!

Já o agnóstico prefere não decidir. Ele não tem certeza se Deus existe ou não, e não quer descobrir. Como o livro disse, ele suspende seu julgamento a respeito do tema. Posso imaginar que Deus diria que ele é morno, nem frio nem quente. Está em cima do muro e não quer descer de lá. Está confortavelmente sentado lá em cima, diferente do ateu que desceu do muro para o lá onde Deus não existe.

Acho que é isso.

Duduca
Admin

Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Re: Reveleção - Cap. 1

Mensagem  Bruno_IBRENJ Qua maio 28, 2008 11:11 pm

Olá. Estou achando interessante este fórum. Desculpe postar aqui mesmo. Mas o fato é que eu senti falta de um tópico de boas vindas. Para todos se conhecerem...
Graça e paz.

Bruno_IBRENJ

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/05/2008
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Reveleção - Cap. 1 Empty Re: Reveleção - Cap. 1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos